Memória

Nossa Casa tem muitas histórias para contar!

A Casa é um espaço de encontros e muita afetividade… E, por isso, muitas são as memórias espalhadas por todos que constroem essa história. Elas estão sendo reunidas e pesquisadas no Centro de Memória, que atua na preservação dos arquivos documentais, na coleta de relatos orais e na disponibilização do acervo. Essa história faz parte da divulgação e popularização da ciência no Brasil!

 

História da nossa edificação

Se essas paredes falassem, quantas histórias não seriam contadas?

Você sabia que o nosso grande salão tem quase um século? Não é incrível?! A edificação foi inaugurada como Pavilhão Alaor Prata, em 1926. Tratava-se de uma enfermaria especializada no isolamento e cuidado de pacientes tuberculosas do Hospício Nacional de Alienados.

No final da década de 1940, a edificação e seu entorno passaram a fazer parte da Universidade do Brasil (denominada Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1965). A antiga enfermaria virou o Casarão, que passou a ser usado para aulas de dança e outras atividades desportivas da EEFDServidores, professores e inúmeros estudantes circulavam por ali. Porém, com o passar dos anos, o velho Casarão foi se transformando em ruínas…

Um belo dia, sua estrutura foi restaurada para assumir a função de centro cultural. Em 1995, a edificação foi batizada de Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ. O grande salão tornou-se palco para diferentes atrações na área de popularização da ciência: exposições, peças teatrais, oficinas, seminários, recebendo tantos visitantes, pessoas curiosas e desejosas de conhecimento.

Quer saber mais? Acompanhe a seção exclusiva sobre a história da nossa edificação no blog.

Nossa trajetória!

Há muita arte, ciência e cultura por aqui!