A Exposição “Sertões” chega à Casa da Ciência da UFRJ, pela primeira vez, após o sucesso das edições anteriores no Espaço Cultural Correios de Niterói, que recebeu 4.000 visitantes, e na Galeria de Artes da Universidade UNILASALLE, com quase 5.000 visitantes.

Selecionada no Edital Nacional Cultural dos CORREIOS, “Sertões” é um projeto idealizado pelo fotógrafo, publicitário e ambientalista Dimitrius Borja. Em 2016, Borja participou de uma Expedição científica realizada pela UFRJ, percorrendo mais de 6.000 km pelos sertões da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Ceará. Alguns momentos dessa incrível jornada podem ser apreciados nesta exposição, que apresenta fotografias, amostras geológicas, vídeos e mapas retratando as regiões do Sertão do Cariri e da Chapada do Araripe.

Essas regiões possuem uma grande importância geológica para o Brasil e carregam consigo um forte misticismo em seu povo. A região já foi banhada por mares e lagos no passado, porém não recebe chuva há anos. Apesar disso, os sertanejos permanecem resilientes, enfrentando as adversidades decorrentes da escassez de água e mantendo a esperança de dias melhores. A exposição, portanto, busca trazer à luz essa realidade distante, provocando reflexões sobre a vida cotidiana no sertão e a riqueza geológica retratada.

A exposição conta ainda com fósseis que fazem parte da Coleção de Macrofósseis do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da UFRJ.

Convidamos a todos para apreciarem a exposição e embarcarem nessa viagem fascinante pelo universo dos sertões brasileiros. Prepare-se para uma experiência enriquecedora e inspiradora!

Visitação:
Terça a sábado – 9h a 20h
Domingos e feriados – 10h a 16h

Links interessantes

Memofósseis