Caminhos do passado, mudanças no futuro

Relembre essa viagem pelo tempo geológico

Você já se deu conta que nas montanhas e nos oceanos está a história da Terra? Os fósseis, as rochas e os minerais nos falam dos caminhos que os continentes percorreram para se transformar no que são hoje. Uma trajetória de espetaculares modificações que deram origem ao território brasileiro e às nossas jazidas de petróleo, matéria prima que lança desafios ao futuro. É uma viagem nesse tempo geológico, de contínua inquietação e renovação, que propôs a exposição Caminhos do passado, mudanças no futuro. Nessa mostra, os visitantes puderam percorrer 150 milhões de anos e descobrir as pistas que ajudam a desvendar essa história.

Eles também atravessaram uma floresta Jurássica, se deparando com crocodilos, fósseis e rochas do Cretáceo e conhecendo os processos de formação do petróleo e os micro-organismos que os originaram. Diferentes formas de vida que ainda nos fascinam com seus segredos e mistérios, pela compreensão de outros mundos e de outros tempos. E a aventura não terminou por aí… Nessa exposição foi possível acompanhar a montagem de réplica fóssil de um dinossauro e participar de oficinas, jogos, vídeos, palestras e trilha geológica. Peças de um grande quebra-cabeça que aos poucos vão se encaixando desvendando enigmas e despertando ainda mais a curiosidade.

Confira fotos da exposição

Informações sobre a exposição

Período de duração: 6 de outubro de 2007 a 30 de abril de 2008

Faixa etária: livre

Duração da visita: 1 hora e 30 minutos

Mediadores: 32 alunos da UFRJ

Público total: 21.084

Público escolar: 11.760

Itinerância: Museu da Maré – 24 de julho a 29 de novembro de 2009

Público itinerância: 7.890

A exposição

Conheça os ambientes da exposição.

Minissite da exposição

Conheça o minissite criado para a exposição.

Confira os materiais de divulgação da exposição.

Carta às escolas

Conheça a carta que foi enviada para as escolas.

Mediação

Confira os mediadores que atuaram nessa exposição.